A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará (ESDPA), comprometida com a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade ambientalmente justa, apresenta nesta seção cursos voltados ao Meio Ambiente e Sustentabilidade. Aqui, Defensoras e Defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, além de colaboradoras e colaboradores da DPE-PA, poderão aprofundar seus conhecimentos sobre justiça climática, direito socioambiental, políticas públicas sustentáveis, mudanças climáticas, Agenda 2030, povos e comunidades tradicionais, entre outros temas estratégicos.

As capacitações visam fortalecer a atuação institucional frente aos desafios ambientais contemporâneos, impulsionando a proteção dos direitos coletivos e o desenvolvimento sustentável no Pará e na Amazônia. Esta é uma jornada de aprendizado e transformação para quem acredita que justiça social e justiça ambiental caminham juntas.

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, como forma de promover atividades educativas na Instituição, informa a realização do evento “COP 30 e o Papel da Defensoria Pública”.

A programação do evento debate a importância da atuação defensorial na COP 30, bem como a sua contribuição para a formulação e implementação de políticas públicas que promovam a proteção ambiental e a justiça social e teve como ministrantes, Professora Doutora Natalia Mascarenhas Simões Bentes; e a Professora Doutora Luciana Costa da Fonseca.

O Comitê Institucional e a Comissão Especial, destinados ao acompanhamento e articulação de ações da Defensoria Pública do Estado do Pará relacionadas à conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP 30, instituídos pela Portaria n.º 02/2025/GAB/DPG, de 13 de janeiro de 2025, por meio da Escola Superior, promoveram a palestra em alusão à semana do meio ambiente “Meio Ambiente e Sustentabilidade: você protagonista na COP 30”.

A palestra foi ministrada pela Professora da Universidade Federal do Pará, Ludetana Araújo, de forma híbrida: presencial no auditório do prédio-sede da Defensoria Pública e on-line, por meio da plataforma Google Meet.

A Defensora Pública do Estado do Mato Grosso, Carolina Reneé Pizzini Weitkiewic, realizou a apresentação do Projeto “Reciclando Dignidades”, uma iniciativa que busca promover a cidadania e a inclusão social por meio da sustentabilidade e da valorização de pessoas em situação de vulnerabilidade. A exposição destacou os objetivos do projeto, suas ações concretas junto às comunidades atendidas e os impactos positivos gerados na promoção de direitos e na preservação do meio ambiente.